quinta-feira, 31 de março de 2011

Anos de destaques

Na década de  1990, as atrizes do cinema  mudo se destacavam pelo batom vermelho em lábios pequenos e bem desenhados, usavam pouco pó e, eventualmente, um brilho nas pálpebras.


Na década de 1930, o tipo vamp caprichava no pó e no ruborizador (Hoje conhecido como Blush), as sobrancelhas eram finissimas e os olhos bem contornados de preto, com pálpebras esfumaçadas, cílios postiços e falsas pintas estavam na moda, os lábios ainda eram vermelhos e pequenos, mas já imitavam uma voz de sensual nos filmes do cinema falado.


Nos anos de 1940, os filmes coloridos trouxeram o pancake para o mundo da maquiagem. Sobre ele, a mulher usava o Rouge - novo nome de Ruborizador e futuro Blush, as sobrancelhas ainda se mantiveram finas, mas desenhadas em arco pelo lapis. Os batons variavam nas tonalidades de vermelhos e ganharam brilho.

Na década de 1950, a tv influenciou a maquiagem mais pesada, com base e pós carregados. Apesar de ainda ser em preto-e-branco. a imagem da tv tinha uma iluminação própria que começou a exigir mais pesquisas em maquiagem. Os batons e os blushes ganharam tons de laranja e rosado, os  olhos passaram a ser definidos com delineador no estilo gatinho. Cilios postiços e pintas falsas estavam na moda .

Os anos 1960 marcaram a chegada de tons sintéticos e metálicos, delineadores plásticos e enormes cílios postiços. Os batons ficaram claros, deixando os lábios muito pálidos. 

Em 1970, as novidades foram as bases e máscaras á prova d'água, a era da discoteca trouxe pós dourados e cintilantes, olhos puxados e esfumaçados e batons vermelhos com muito gloss.

O clima dos anos de 1980 foi a volta á natureza: simplicidade e culto ao corpo natural. As sobrancelhas ficaram grossas, surgiram os batons rosa-claro, cor de boca e transparente e as bases antialérgicas.

Nos anos de 1990, a maquiagem fez uma releitura de todas as décadas anteriores, adaptando-se a cada tipo de mulher: ingênua, futurista, natural, executiva, clássica ou fatal. A mulher tornou-se múltipla: podia adotar vários estilos, dependendo da ocasião.


Hoje a maquiagem é muito mais do que aquela make-up cinematográfico que a difundiu no começo do século XX. Neste inicio de milênio do culto á saúde e á longevidade, a maquiagem se transformou em mais um dos cuidados com a pele, com a beleza e com o bem estar







Nenhum comentário:

Postar um comentário